Main Article Content

Resumo

Uma vez inseridos num sistema capitalista torna-se fundamental ao indivíduo uma educação financeira e, consequentemente a sua conscientização para que saiba dosar seus gastos, minimizando a probabilidade de passar por dificuldades financeiras em algum momento da vida. Henrique et al. (2015) pressupõe que é essencial fazer um controle financeiro que seja eficaz, no qual é o importante que se saiba com exatidão o valor da receita e despesas mensais; e, não esquecer que o controle financeiro não é apenas ter anotado as despesas realizadas, pois o orçamento envolve: planejar, eleger prioridades e controlar. A Educação Financeira permite compreender, como os fatos que acontecem na economia interna e externa interferem no cotidiano das pessoas, viabilizando tomadas de decisões financeiras conscientes e a redução de gastos. O projeto proposto teve o intuito de promover uma educação financeira para universitários do curso de Pedagogia oportunizando reflexões que os ajudem na utilização de suas receitas e na administração de suas despesas. Além disso, buscou identificar e analisar os fatores que mais influenciam os gastos dos universitários, a fim de traçar um perfil socioeconômico dessa população. O intuito da pesquisa foi desenvolver uma nova cultura de controle financeiro em alunos universitários do curso de Pedagogia de uma Instituição particular situada no Norte Fluminense. Foi aplicado um questionário entre os alunos do curso de Pedagogia constituído de perguntas abertas e fechadas, as quais deveriam ser respondidas por escrito. Após a aplicação do questionário foi feito o mapeamento dos gastos financeiros desses universitários

Article Details

Como Citar
de Freitas Ribeiro, F., N. P. de O. Castro, L., S. Lima, M., A. N. Dias, P., Paes dos S. Crispim, R., & M. Da Silva, L. (2019). PROMOÇÃO DA EDUCAÇÃO FINANCEIRA PARA UNIVERSITÁRIOS DE PEDAGOGIA DO INSTITUTO SUPERIOR DE ENSINO DO CENSA – CAMPOS DOS GOYTACAZES. Humanas Sociais & Aplicadas, 9(26), 1-7. https://doi.org/10.25242/887692620191879

Referências

  1. BRITO, L. S.; BAPTISTA, J. A.; SILVA, S. R.; BRAZ, S.; HENRIQUE, M. R. A Importância da Educação Financeira nos Contextos Acadêmico e Profissional: Um Levantamento de dados com Alunos Universitários. IX SEGeT – Simpósio de Excelência em Gestão e Tecnologia. Rio de Janeiro, 2012.
  2. HENRIQUE, F.; BARBOSA, N. F. C.; HONORATO, Y. M.; CORREIA, P. C. Economia doméstica: o desafio do planejamento dos gastos familiares em época de crise. IN: VII Congresso Internacional de História. XXXV Encuentro de Geohistoria Regional. XX Semana de História. 6 a 9 out. 2015. Anais... Disponível em: http://www.cih.uem.br/anais/2015/ trabalhos /1481.pdf. Acesso em: 10 mar. 2018.
  3. OLIVEIRA, A. A.; RIBEIRO, R. A.; REZENDE, T. G. Proposta de um método de educação financeira: caminhos para o consumo racional e consciente. Pós em Revista. Centro Universitário Newton Paiva. Jun. 2012 - Edição 5. Disponível em: http://blog.newtonpaiva.br/pos/e5gf15-proposta-de-um-metodo-de-educacao-financeira-caminhos-para-o-consumo-racional-e-consciente/. Acesso em: 15/03/2018
  4. SILVA, L. M.; FAGUNDES, K. L. L.; RANGEL, J. L.; ARTILES, B. CASTRO, L. N. P. O. Gastos Financeiros e Nível de Endividamento de Alunos Universitários do Norte Fluminense. Revista Perspectivas Online: Humanas & Sociais Aplicadas. Dezembro de 2018, Vol.8, nº 23, p.51-58. ISSN: 2236-8876(Online). DOI: 10.25242/887682320181676