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Resumo

O processo de alfabetização vem sendo amplamente discutido ao longo dos anos, não só no Brasil, como também em outros países. Os processos de ler e escrever são considerados complexos por diversos autores e muito se tem pesquisado na área visando metodologias que atendam a essa demanda. Cada sujeito apresenta a sua subjetividade desenvolvida em contato com a sua realidade sociocultural, seja esta de natureza familiar ou escolar. Dentro desse contexto, a pesquisa tem como objetivo principal identificar as dificuldades de leitura e de escrita das crianças residentes na Comunidade Tamarindo, especificamente matriculadas no ciclo alfabetizador (1º ao 3º ano). Quanto à forma de abordagem do problema, há um enfoque qualitativo. Do ponto de vista de seus objetivos, tem natureza exploratória, narrativa e descritiva. Para tanto, utilizou-se de técnicas padronizadas de coleta de dados, tais como: levantamento, observação sistemática, participação dos sujeitos da pesquisa, análise/hipótese diagnóstica a partir de testes e atividades aplicadas. A população da pesquisa envolveu 08 (oito) crianças que participam do Projeto Universidade Bairro, desenvolvido pelo ISECENSA. Trata-se, portanto, de um estudo de caso. A pesquisa utilizou 03 (três) instrumentos de avaliação para caracterizar as dificuldades de leitura e de escrita apresentadas pelas crianças: Instrumento de Avaliação do Repertório Básico para a Alfabetização (IAR); compreensão da leitura de palavras e frases; e o aplicativo “Meu Livro de Historinhas” para a sondagem diagnóstica da escrita. O processo investigativo permitiu a construção e aplicação de estratégias de avaliação das dificuldades de compreensão da leitura e escrita, o que consequentemente, possibilitou a compreensão do processo de aquisição da lecto-escrita; a identificação dos fatores que provocam as dificuldades de leitura e escrita; bem como a caracterização das dificuldades apresentadas pelas crianças. Percebe-se que há uma demanda para a execução de um projeto de intervenção que desenvolva estratégias e práticas de ensino que promovam habilidades e competências para atuação com crianças com dificuldades de aprendizagem.

Palavras-chave

Alfabetização Leitura e escrita Avaliação

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Como Citar
Viana, R. G., Cabral , C. P. ., Azevedo, D. A. S., Cunha, T. C. de O. ., & Viana, K. O. F. L. . (2020). Habilidades e competências necessárias ao professor em formação: o seu fazer pedagógico junto às crianças com dificuldades de leitura e escrita da Comunidade Tamarindo. umanas ociais ∓ plicadas, 10(28), 57–58. https://doi.org/10.25242/8876102820202164

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