Main Article Content

Resumo


Os impactos digitais impostos pela cultura midiática e seus complexos tecnológicos afetam o processo de formação identitária dos leitores. O debate acerca da formação do leitor na Era Digital envolve a discussão da formação de comportamentos de leitura associada aos diversos suportes de escrita disponíveis ao leitor. Atualmente, temos dois tipos básicos de escrita: a escrita fixa - dos suportes impressos e a escrita móvel - a que aparece nas telas. O contexto cultural muda, os tempos mudam e, consequentemente, as formas e as razões ler também mudam. Então, os processos formativos de leitura exigem, por parte do professor, adesão às novas estratégias de incentivo à leitura que, possivelmente, dificilmente fizeram parte de seu percurso formativo, quando cursava educação básica. Entretanto, independente do formato de leitura aderido pelo leitor, é importante compreender a leitura como exigência social, necessidade inerente ao humano. Para tanto, o presente projeto de pesquisa intitulado “Os impactos da Era Digital na formação do leitor dos anos iniciais do ensino fundamental” se propõe a (re)conhecer, a investigar e analisar o processo de formação do leitor na escola. O estudo busca refletir a respeito da leitura frente à cultura midiática, de modo a delinear o perfil dos leitores, de 6/10 anos, das redes privada e pública, no município de Campos dos Goytacazes/RJ. De base metodológica qualitativa e quantitativa, a pesquisa busca ancoragem em referenciais bibliográficos a respeito do tema em questão e na aplicação de questionários do Google Forms, contendo seis questões objetivas para professores, dos anos iniciais, do ensino fundamental. Esperamos traçar o perfil do leitor dessa faixa e, deste modo, contribuir para construção de projetos pedagógicos de incentivo à leitura nas escolas.

Palavras-chave

Leitura Escola Leitor

Article Details

Como Citar
Barbosa, G. E. F., Gomes, L. da S., Oliveira , M. F. C. de, & Diniz , A. R. de S. P. (2020). Os impactos da Era Digital na formação do leitor dos anos iniciais do ensino fundamental. Humanas Sociais & Aplicadas, 10(28), 43-44. https://doi.org/10.25242/8876102820202192