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Resumo

A proposta dessa pesquisa encontra-se no centro daqueles assuntos/temas considerados como de relevância social e que representam como sendo contemporâneos, não somente na perspectiva educacional, mas na concretude social. A questão das necessidades da pessoa com deficiência configura-se em um problema de investigação e problematiza o papel da escola na inclusão educacional e social de crianças, jovens e adultos. A questão do atendimento educacional especializado, aliada ao uso das tecnologias de informação e comunicação, tem possibilitado conquistas e avanços no campo da acessibilidade comunicacional e instrumental. Na perspectiva dessa investigação, a inclusão social se dará a partir dos audiolivros, ou seja, o acesso comunicacional do estudante com deficiência visual à leitura de textos literários. O objetivo principal da pesquisa será o de produzir e aplicar recursos didáticos e tecnológicos – audiolivros, para apoiar o processo de ensinar e aprender aos estudantes com deficiência visual da rede pública e privada de ensino do município de Campos dos Goytacazes, RJ. Trata-se de uma pesquisa aplicada, de natureza qualitativa, exploratória e descritiva. O universo da pesquisa envolverá estudantes com deficiência visual matriculados na rede de ensino pública municipal de Campos dos Goytacazes, RJ. Espera-se, a partir da produção de áudio livros, possibilitar a inclusão social e educacional de estudantes com deficiência visual na questão da literatura e do acesso ao livro.

Palavras-chave

Educação Especial Áudiolivro Tecnologia Assistiva

Article Details

Como Citar
Barreto, A. L. de C., Galdino, M. E. R., Batista, R. G., Diniz, A. R. de S. P., & Cunha , T. C. de O. (2020). Audiolivros: leitura mediada pelo uso de tecnologias digitais. Humanas Sociais & Aplicadas, 10(28), 45-46. https://doi.org/10.25242/8876102820202193