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Resumo

Estudo sobre a prática de projetos de responsabilidade social no Ensino Superior gerados por meio de
situações-problema enfrentadas pela comunidade e que precisam receber atenção especial por parte das
instituições de Ensino Superior. Entendemos por Responsabilidade Social Universitária a capacidade que
tem a universidade de difundir e colocar em prática um conjunto de princípios e valores, por meio de quatro
processos essenciais: gestão, docência, pesquisa e extensão, comprometendo-se assim, do ponto de vista
social, com a comunidade universitária e com o próprio país. Trata-se de uma nova política de gestão nas
organizações, minimizando os impactos e os efeitos que são gerados diariamente dentro e fora da instituição,
responsável esta pelas conseqüências sociais induzidas pela mesma operação da organização. Este novo
modelo de gestão baseia-se em fins éticos, justos e sustentáveis de desenvolvimento social e tem o desejo de
promover normas e regulamentações. Para tanto pretende-se ressignificar alguns conceitos ligados à
responsabilidade utilizando-se como aporte teórico as idéias de Subirats, Vallaeys, Jiménez de La Jara e
Calderón (2006) . É possível concluir que o afastamento do primeiro setor (organizações estatais) frente à
responsabilidade social contribui para o avanço das ações do terceiro setor e as práticas de responsabilidade
social tornam-se uma constante nas instituições, especialmente as privadas. Por conhecerem de perto a
comunidade e seus projetos as universidades podem dar respostas mais concretas aos problemas, respeitando
as peculiaridades éticas e culturais de cada região. Os projetos socioacadêmicos desenvolvem nos alunos e
na comunidade a autonomia, o exercício da cidadania, a qualidade de vida promovendo a geração de renda e
uma relação de reciprocidade e enriquecimento mútuos entre seus alunos e a comunidade.

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Como Citar
Berto, A. B. F. (2011). RESPONSABILIDADE SOCIAL UNIVERSITÁRIA: PRINCÍPIOS E VALORES EM PROL DO DESENVOLVIMENTO DA COMUNIDADE. umanas ociais ∓ plicadas, 1(2). https://doi.org/10.25242/8876122011229