Conteúdo do artigo principal

Resumo

Neste estudo objetivou-se analisar a relação entre os construtos do comportamento planejado e as lideranças, transformacional e transacional. A metodologia é aplicada, quantitativa, descritiva, utilizando-se como procedimento técnico a pesquisa de levantamento. Os dados foram obtidos por meio da aplicação de questionário a partir das escalas de Intenção Empreendedora, de Liñán e Chen (2009), e de Liderança, de Fonseca e Porto (2013). Participaram da pesquisa 96 alunos de um curso de graduação em Ciências Contábeis. Os dados foram analisados por meio de estatística descritiva e Correlação de Spearman. Na estatística descritiva auferiu-se alto nível de liderança entre os estudantes, especialmente a transformacional. Para a escala de intenção, atitudes pessoais e normas subjetivas obtiveram razão alta, evidenciando para a primeira o sentimento que o estudante tem sobre ser ou não um empreendedor, e para a segunda, que as pessoas que estão à volta desses alunos interferem em suas decisões quanto a empreender, principalmente os familiares, pais e irmãos, e o cônjuge. A correlação revelou associação forte entre as lideranças transformacional e transacional, e associação forte entre atitude pessoal e intenção empreendedora, não demonstrando correlação significativa entre as escalas. Todavia, a análise reforçou que as atitudes pessoais determinam significativa e positivamente a intenção empreendedora. Esta pesquisa contribui para a compreensão de aspectos comportamentais em alunos, incentivando o desenvolvimento de um comportamento mais empreendedor e instigando esses futuros profissionais à liderança.

Palavras-chave

Comportamento empreendedor Liderança transformacional Liderança transacional Intenção Empreendedora

Detalhes do artigo

Biografia do Autor

Cristiane Krüger, Universidade Federal de Santa Maria

Bacharela em Ciências Contábeis pela Universidade da Região da Campanha (2012), Mestra em Administração pela Universidade Federal de Santa Maria (2016). Doutora em Administração pela Universidade Federal de Santa Maria (2019). Atualmente é professora adjunta do curso de Ciências Contábeis na Universidade Federal de Santa Maria.

Marcella Lima Borré, Universidade Federal de Santa Maria

Graduada em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Santa Maria - UFSM.

Luis Felipe Dias Lopes, Universidade Federal de Santa Maria/Departamento de Ciências Administrativas

Professor Titular do Depto. de Ciências Administrativas / Programa de Pós-graduação em Administração da Universidade Federal de Santa Maria. Líder do Grupo de Pesquisa: COMPORTAMENTO INOVADOR, ESTRESSE E TRABALHO. Graduação em Matemática pela Faculdade Imaculada Conceição (1988), mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Maria (1994) e doutorado em Engenharia de Produção e Sistemas pela Universidade Federal de Santa Catarina (2001).

Cláudia de Freitas Michelin, Universidade Federal de Santa Maria/Departamento de Ciências Contábeis

Possui magistério, graduação em Ciências Contábeis pelas Unidades Integradas de Ensino Superior do Vale do Jacuí (1996), Especialização em Gestão e Estratégia Empresarial pela Universidade Luterana do Brasil - ULBRA (2006). Mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Maria - UFSM (2011). Doutorado em Administração pela Universidade Federal de Santa Maria - UFSM (2018). Atualmente é Professora Adjunta na Universidade Federal de Santa Maria - UFSM (2019), no Centro de Ciências Sociais e Humanas, Curso de Ciências Contábeis.

Como Citar
Krüger, C., Lima Borré, M., Dias Lopes, L. F., & de Freitas Michelin, C. (2021). O binômio liderança-empreendedorismo: uma análise a partir da teoria do comportamento planejado. umanas ociais ∓ plicadas, 11(31), 26–45. https://doi.org/10.25242/8876113120212305

Referências

Read More