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Resumo

A mídia e seus meios de comunicação possuem uma relevância considerável na sociedade contemporânea. Partindo-se da hipótese de que a influência midiática impacta consideravelmente os modos de enfrentamento do fenômeno adictivo. Como objetivo específico intencionava-se identificar bem como avaliar o perfil das matérias sobre drogadição publicadas em diferentes veículos de informação que implicassem uma  grande circulação nacional, a saber a Revista VEJA, o Jornal Folha de São Paulo, ambos em suas versões on line, e o site Scielo Brasil, mais acessado pelas comunidades científicas. A metodologia de interpretração das informações utilizada foi a Análise de Conteúdo conforme proposta por Bardin. Considerou-se um critério temporal a contar de janeiro de 2016 a dezembro de 2020, inserindo-se nas plataformas termos correlatos aos objetivos da pesquisa e aplciando filtros de repetição. Todas as plataformas revelaram uma perspectiva restrita sobre a necessidade de atenção à rede de apoio do sujeito adicto e sobre a importância dos aspectos emocionais que correspondem a experiência adicta. Constatou-se que as publicações apresentavam certa escassez no que tange a termos mais assertivos sobre a questão estudada, sobretudo aqueles que incluem aspectos subjetivos da experiência aditicva. Recomenda-se assim, que mais conhecimentos produzidos na psicologia sejam elaborados para um melhor embasamento e amplitude das problematizações necessárias, assim como um melhor aproveitamento dessa influência por parte dos veículos de informação no Brasil.


 

Palavras-chave

Adicção; Informação; Dependência Química; Drogadição; Psicologia.

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Biografia do Autor

Érica Henrique Ribeiro-Andrade, ISECENSA

Mestre em Cognição e Linguagem pela Universidade Estadual do Norte Fluminense (UENF). Pós graduada em Psicopedagogia Institucional. Pós-Graduada em Psicanálise Clínica. Graduada em Psicologia. Graduada em Teologia. É professora Universitária do ISECENSA (Institutos Superiores de Ensino do CENSA) dos cursos de Psicologia, Pedagogia e Educação Física. Docente na Faculdade Batista do Rio de Janeiro (FABERJ). É professora na área de Pós-Graduação do Curso de Gestão Estratégica em Recursos Humanos, no ISECENSA-Campos. Presidente e Consultora Sênior da Qualivida Consultoria e Treinamento. Atuação na área de Psicologia, com ênfase nos seguimentos de PSICOLOGIA E DROGADIÇÃO, PSICOLOGIA CLÍNICA, PSICOLOGIA DO TRABALHO, RECURSOS HUMANOS E METODOLOGIA DA PESQUISA. (Texto informado pelo autor)

 

 

Como Citar
Henrique Ribeiro-Andrade, Érica, Ribeiro Siqueira, M., Villaça Azeredo, C., Fonseca Braga de Melo, R., & Rodrigues Cedro de Brito, R. (2021). A mídia e as publicações sobre o fenômeno adictivo. Humanas Sociais & Aplicadas, 11(34), 69-87. https://doi.org/10.25242/8876113420212318

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