Conteúdo do artigo principal

Resumo

Esse estudo apresenta como questão-problema se o uso do audiolivro proporcionará a pessoa com deficiência visual a condição para aderir, apropriar-se, fazer uso individual e coletivo das novas tecnologias, dessas criações humanas que representam a possibilidade de domínio cada vez mais crescente de informações jamais imaginadas e das novas formas de utilização. Dentro desse contexto, a pesquisa apresenta os seguintes objetivos: analisar a importância do audiolivro como ferramenta pedagógica, mediador das aulas de leitura para estudantes com deficiência visual; analisar se as tecnologias digitais podem ser utilizadas como apoio ao processo de ensino e aprendizagem. Quanto a abordagem do problema, a pesquisa tem um enfoque qualitativo. Para a coleta de dados utilizou-se de entrevistas e questionários online enviados por WhatsApp. A população e amostra da pesquisa compreendeu 13 (treze) sujeitos. Para a realização das entrevistas utilizou-se de recursos tecnológicos diversos: google meet; WhatsApp e celular (ligação telefônica). Em função da pandemia – Covid 19 e do inevitável isolamento social, a tecnologia digital foi a melhor opção para a realização da pesquisa. As entrevistas realizadas foram transcritas por meio dos aplicativos Transcriber for Whatsapp e Call Recorder. O estudo revela que as tecnologias digitais podem e devem ser utilizadas como apoio ao processo de ensinar e aprender aos estudantes com deficiência visual. Que o audiolivro representa mais uma alternativa de leitura, um complemento, um apoio, com atrativos próprios, beneficiando pessoas com ou sem deficiência. A partir das representações sociais extraídas das falas dos sujeitos da pesquisa foi possível perceber que as tecnologias assistivas precisam caminhar junto com o sistema Braille, denominado como uma tecnologia alfabetizadora, método que permite ao deficiente visual ler e escrever sem intermediação, ou seja, a pessoa tem contato direto com o texto.

Palavras-chave

tecnologia assistiva redes sociais deficiência visual

Detalhes do artigo

Como Citar
de Castro Barreto, A. L., silva de Araújo, G., Ribeiro Galdino, M. E., Gomes Batista, R. ., de Souza Pourbaix Diniz, A. R., & Claudina de Oliveira Cunha, T. (2021). O Uso das tecnologias digitais como ferramenta pedagógica para estudantes com deficiências visual. umanas ociais ∓ plicadas, 11(32), 51–52. https://doi.org/10.25242/8876113220212365

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)