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Resumo

As instituições de ensino consistem em espaços de interação e sociabilidade, logo, estes espaços são compostos por multiplicidade de pessoas, cada uma com suas individualidades, sendo, portanto, lócus de convivência com a diversidade e de criação de oportunidades de acesso para a equiparação de oportunidades. Nessa perspectiva, a pesquisa sobre Educação em Direitos Humanos significa o direcionamento do cidadão na luta por seus direitos e por uma sociedade mais justa, como forma de efetivação plena de cidadania. A presente pesquisa, a princípio, discute as diversas formas de violência que ocorrem na juventude, em especial as que ocorrem no espaço escolar, destacando as causas e consequências da violência física, psicológica, simbólica e uma das mais preocupantes no cenário mundial: o “bullying”. O objetivo geral consiste em verificar a existência e as manifestações da violência no ambiente escolar entre alunos, professores, gestores e funcionários para compreender a relação que os jovens têm com seus pares, identificando as formas de violência denominadas como “bullying” que ocorrem no ambiente escolar no intento de refletir de que maneira tais práticas podem ser combatidas por meio da Educação em Direitos Humanos. Para tanto, a metodologia utilizada será qualiquantitativa e consistirá em revisão bibliográfica, que terá como objetivo situar os direitos humanos e o “bullying” como objetos no campo dos estudos sócio jurídicos. Será realizada análise documental de leis que versem sobre direitos humanos e educação, bem como pesquisa de campo, pela qual utilizar-se-á como instrumento de coleta de dados o questionário para compreender a percepção de estudantes do Ensino Médio sobre o “bullying” e o desrespeito às diferenças. O trabalho envolverá ainda análise quantitativa na apreciação dos dados para verificar a incidência do “bullying”, suas modalidades e, como a Educação em Direitos Humanos pode contribuir para o respeito e valorização das diferenças. Com a realização da presente pesquisa espera-se proporcionar aos educadores e aos educandos das instituições de ensino, uma análise quanto à importância da formação de uma cultura de respeito à dignidade humana, à diversidade, multiplicando informações e experiências que contribuam para a consciência participativa, repensar a realidade cidadã da população envolvida e reforçando a identidade sócio-político-cultural dos segmentos e grupos sociais, a partir da realidade escolar e da Educação em Direitos Humanos.

Palavras-chave

Direitos Humanos Escola Diversidade

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Como Citar
dos Santos Clemente Damasceno, C. H., Viana Ribeiro Ajame, I. ., Rodrigues dos Santos Cesário, L. ., Bernardo Gomes , S., & Gomes da Silva Muylaert Monteiro de Castro, B. (2021). Educação em Direitos Humanos: a conscientização de direitos como prevenção ao bullying nas escolas. umanas ociais ∓ plicadas, 11(32), 47–48. https://doi.org/10.25242/8876113220212371

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