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Resumo

Resultado de um projeto de iniciação científica (PROVIC), vinculado ao curso de Direito da instituição de ensino ISECENSA, o estudo objetivou identificar a escassez de conhecimento considerado essencial para o desenvolvimento da sociedade civil e diante de tal resultado, proporcionar à população, acesso ao conhecimento proposto. O Seminário aconteceu no dia nove de abril de 2021. Na oportunidade, noções de direito bem como atualizações específicas sobre Estatuto da Criança e do Adolescente, foram compartilhadas para os jovens do vestibular social Teorema/UENF. Toda a metodologia foi organizada e pensada de forma a possibilitar que a informação atualizada chegasse a quem, por diversas circunstâncias, não teria acesso a ela de outra forma e, em contrapartida, utilizando dos métodos próprios da sala de aula invertida, buscamos proporcionar, aos alunos dos primeiros períodos do curso de Direito do ISECENSA, experiências de modo que o aluno pudesse aliar a matéria teórica abordada em sala de aula com o conhecimento prático, ensinando e orientando grupos específicos, através da apresentação de seminários. O método escolhido para a realização do projeto foi o dialético onde a priorização na construção do conhecimento se dá através da relação entre o aluno com os outros alunos e com o mundo, no qual professores e alunos trabalham juntos, refletem e elaboram conteúdos, tornando a aprendizagem mais real e significativa desenvolvendo e ampliando múltiplas competências para todos envolvidos. Como método, a dialética representa a realidade em movimento indo para além das aparências. A mudança torna-se uma possibilidade no modo de pensar dialético por meio da superação da desigualdade na produção e distribuição dos resultados do trabalho coletivo. Como resultado final da experiência, contatou-se a importância da divulgação da informação jurídica atualizada para que possamos obter reflexos melhores no desenvolvimento da sociedade civil.

Palavras-chave

Informação Jurídica atualizada Iniciação Científica ECA

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Como Citar
Eduarda Paes Rodrigues, M., Vitória Abrahão, M., & Borsoi Agrizzi de Matos, L. (2021). História e atualizações sobre três décadas de prática e evolução do Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA. Perspectivas Online: Humanas & Sociais Aplicadas, 11(32), 41-42. Recuperado de https://ojs3.perspectivasonline.com.br/humanas_sociais_e_aplicadas/article/view/2438