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Resumo

A pandemia de Covid-19 tem movido cientistas de diferentes áreas do conhecimento no mundo inteiro para trazer reflexões sobre os impactos por ela causados, cuja abrangência extrapola a saúde humana em seus aspectos físicos e psicológicos e atinge a economia, a política, as relações sociais de trabalho, o sistema educacional etc. Assim, o presente projeto, promovido pelo Laboratório de Estudos de Processos de Estigmatização (LEPE) em parceria com a Linha de Estudos sobre Racismo (LER) do Curso de Psicologia dos Institutos Superiores de Ensino do CENSA - ISECENSA, tem como proposta a promoção do debate sobre os efeitos psicossociais do ensino remoto na juventude negra, através de uma análise interseccional entre pandemia de Covid-19, gênero, raça e classe. O objetivo dessa pesquisa é compreender as formas como a juventude negra foi afetada na dimensão psicossocial com o estabelecimento do ensino remoto na rede pública estadual diante da pandemia de Covid-19. Trata-se de uma pesquisa exploratória, na qual será realizada uma revisão bibliográfica para embasar os olhares dos pesquisadores sobre a temática proposta, buscando livros e artigos científicos sobre psicologia social, ensino remoto na pandemia de Covid-19, racismo e interseccionalidade. Além de uma pesquisa de campo, utilizando a técnica de entrevista semiestruturada. Pretende-se realizar entrevistas coletivas, pelo Google Meet, com alunas e alunos negros concluintes do Ensino Médio do Liceu de Humanidades de Campos e de outras escolas públicas. Espera-se fomentar a discussão sobre o racismo estrutural que afeta a sociedade brasileira, dando centralidade a vulnerabilidade psicossocial da juventude negra diante do ensino remoto instaurado pela pandemia de Covid-19, e, por fim, publicar dois artigos científicos na Revista Perspectivas Online com os resultados obtidos.

Palavras-chave

Psicologia social Covid-19 Racismo Interseccionalidade

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Como Citar
Possoly da Silva Alves, D., Therezinha Magno Calidoni, F., Sales de Oliveira, M., Araújo de Azevedo, T., Bastos Batista, T., Pinheiro de Almeida Neves, R., & Ribeiro de Andrade, E. (2021). Os impactos psicossociais do ensino remoto na juventude negra: um debate interseccional sobre pandemia de covid-19, gênero, raça e classe. Perspectivas Online: Humanas & Sociais Aplicadas, 11(32), 65-66. Recuperado de https://ojs3.perspectivasonline.com.br/humanas_sociais_e_aplicadas/article/view/2452