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Resumo

Os desafios estabelecidos pelas inovações tecnológicas ao processo educativo são muitos e diversas são as
alternativas de práticas pedagógicas que envolvem o uso das mesmas. Nessa perspectiva, esta conferência
visa a apresentar uma pesquisa que discute a prática pedagógica alicerçada nas tecnologias digitais (TD)
como instrumentos mediadores. Considerando que a formação de professores é um processo contínuo, foi
elaborada uma proposta de formação, para os egressos da licenciatura em Matemática de um Instituto
Federal, no início de sua prática docente . A proposta foi denominada T-PROIM – Tecnologias na Prática
docente de pROfessores Iniciantes de Matemática. Uma rede social na Internet (RSI) foi implementada por
meio da plataforma Elgg para apoiar a referida formação. Essa visou a possibilitar a integração das TD à
prática docente e fundamentou-se na teoria sócio-histórica. A pesquisa foi descritiva e explicativa, por meio
de um estudo de caso e a abordagem foi, predominantemente, qualitativa. As técnicas de coleta de dados
foram questionário, entrevistas, observação e registro dos conteúdos postados na RSI. Para tanto,
inicialmente, caracterizam-se redes sociais na internet. A seguir, são apresentados os aspectos
metodológicos, as características da formação T-PROIM e a análise macro da experimentação da referida
formação. Finalizando, são tecidas algumas considerações sobre a pesquisa. A flexibilidade da formação e da
configuração de recursos RSI foi considerada importante para o contexto educacional. Além disso, a análise
possibilitou identificar que a confiança no uso pedagógico das TD aumentou e que a formação contribuiu
para o desenvolvimento pessoal, social e cognitivo.

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Como Citar
Barcelos, G. T. (2014). REDES SOCIAIS E FORMAÇÃO DE PROFESSORES. Humanas Sociais & Aplicadas, 2(5). https://doi.org/10.25242/887625201262