Conteúdo do artigo principal

Resumo

Este estudo teve como objetivo compreender as mudanças, os desafios e as perspectivas para a educação nos
tempos atuais. Três desafios nos impulsionaram neste estudo: a alfabetização, a inclusão e a participação das
famílias na vida escolar dos alunos. Fatores relativos à vida extra-escolar dos alunos impactam no
aprendizado, o contexto familiar do qual a criança se origina, a escolaridade dos pais, a valorização que a
família atribui à escolarização, a preocupação com a boa trajetória dos filhos, o acompanhamento dos
estudos e a participação efetiva na vida escolar dos estudantes são elementos centrais para um aprendizado
eficiente. Neste contexto, a inclusão, em seu sentido mais amplo, se apresenta como um grande desafio.
Muitas são as realidades que coexistem na escola e precisam estar harmonicamente inseridas neste contexto
de aprendizagem. Foi realizado um estudo bibliográfico referente aos desafios supracitados utilizando-se
como principais nomes de referência Capovilla (2003), Ferreiro (1996), Oliveira (2004), Pereira (2005),
Nérici (1972), Vygotsky (1984), Booth e Ainscow (2002), Sanchez (2003). Concluímos que é preciso
preparar os alfabetizadores para que possam permitir que os aprendizes de leitores adquiram as
competências necessárias antes de iniciarem o processo de alfabetização. É preciso também que a família
busque se interessar pelo que acontece na escola, agindo politicamente, criando rotinas previsíveis e
estruturadas em casa de forma a acompanhar o desempenho escolar das crianças. Além disso, faz-se
necessário a criação de um ambiente escolar inclusivo, que reconheça e harmonize as diferenças existentes,
sejam elas culturais, físicas, afetivas.

Detalhes do artigo

Biografia do Autor

Patrícia Seixas Tinoco Rabelo


Especialista em Psicopedagogia com Ênfase em Domínios da Arte/ISECENSA/RJ
Especialista em Educação Inclusiva e Recreação/FAFIC/RJ

Shayane Ferreira dos Santos

  
Especialista em Psicopedagogia Institucional e Empresarial/ISECENSA/RJ
Mestranda em Ciência da Educação – UAA/Assunção

Como Citar
Berto, A. B. F., Rabelo, P. S. T., & dos Santos, S. F. (2012). EDUCAÇÃO: MUDANÇAS, DESAFIOS E PERSPECTIVAS. umanas ociais ∓ plicadas, 2(5). https://doi.org/10.25242/887625201281

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)