Main Article Content

Resumo

Este trabalho tem por finalidade apresentar a atuação do psicopedagogo na aprendizagem do educando
através de um caráter preventivo no sentido de criar competências e habilidades para solução dos problemas.
Por meio de técnicas e métodos próprios, como testes, brincadeiras lúdicas e entrevistas, o psicopedagogo
possibilita uma intervenção visando a solução de problemas de aprendizagem integrado a prática. Com essa
união o educando, se desenvolverá, nos diversos aspectos essenciais para uma formação significativa afetiva,
cognitiva e social. Os objetivos desta pesquisa científica é identificar os aspectos positivos das atividades
lúdicas propostas para os alunos da Educação Infantil e do Ensino Fundamental do Centro Educacional
Nossa Senhora Auxiliadora; identificar os instrumentos que são utilizados para a utilização da ludicidade na
prática pedagógica; investigar como os psicopedagogos utilizam as atividades lúdicas na prática pedagógica;
e verificar as contribuições que o trabalho psicopedagógico integrado ao lúdico traz para a construção de
uma aprendizagem prazerosa. A metodologia do trabalho adota a pesquisa quantitativa e bibliográfica na
investigação das atividades lúdicas enquanto suporte psicopedagógico. Na coleta de dados por meio de
questionários fechados e abertos aplicados para psicopedagogos verificou-se que as estratégias pedagógicas
são utilizadas para introduzir as aulas e são as atividades de intervenção que envolvem a psicomotricidade;
os psicopedagogos sugerem as brincadeiras, mas não participam com os alunos. As atividades lúdicas,
enquanto função educativa, funcionam como estratégias úteis e necessárias à vida contribuindo para
inúmeras aprendizagens e tecendo uma experiência psicopedagógica viva para o desenvolvimento infantil.

Article Details

Biografia do Autor

Juliana Carneiro Paulo


Especialista em Psicopedagogia e Pedagogia Empresarial/ISECENSA/RJ

Ellen Beliene Vieira Azevedo

 
Especialista em Psicopedagogia e Pedagogia Empresarial/ISECENSA/RJ

Como Citar
Azevedo, D. A. dos S., Paulo, J. C., & Azevedo, E. B. V. (2012). ATIVIDADES LÚDICAS: TECENDO UM SUPORTE PSICOPEDAGÓGICO. Humanas Sociais & Aplicadas, 2(5). https://doi.org/10.25242/887625201283