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Resumo

A avaliação dos cursos de graduação, segundo o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), instituído pela Lei 1086/04, fundamentada nas avaliações institucional, de cursos e de estudantes, prevê entre outros pontos a garantia de participação de todos os segmentos envolvidos (docentes, discentes, técnico-administrativos e sociedade civil), considerando dimensões (Organização Didático Pedagógica, Perfil do Corpo Docente, Instalações físicas) e indicadores educacionais. Dentro da dimensão organização didático pedagógica, encontra-se o indicador perfil do egresso, objeto de estudo e investigação desta pesquisa. Muitas são as dificuldades de comunicação e integração da instituição com os egressos, observa-se em sua grande maioria um distanciamento inclusive por parte da instituição. Acreditase ser um desafio o estabelecimento e reconhecimento da importância da percepção do egresso com relação a avaliação dos cursos de graduação. O desenvolvimento de uma Política de Acompanhamento de Egressos
por parte das instituições de ensino superior ainda se apresenta como sendo um grande desafio da gestão educacional (planejamento, ações, estratégias e decisões). O objetivo deste estudo é identificar o processo
de inserção profissional dos egressos do Curso de Pedagogia do ISECENSA, contribuindo para a auto avaliação do curso por meio do acompanhamento do egresso. O presente estudo se caracteriza como de natureza quantitativo. A classificação da pesquisa, levando em consideração os objetivos tem caráter exploratório. A pesquisa envolverá a participação dos egressos do Curso de Pedagogia do Curso de Pedagogia, compreendo o período de 2010 a 2014 (últimos cinco anos), o que representa 51% dos egressos do curso. Pretende-se com esta pesquisa identificar o processo de inserção profissional dos egressos do Curso de Pedagogia do ISECENSA pode contribuir para o levantamento de dados sobre o mercado de
trabalho do Pedagogo, assim como criar um espaço de comunicação (troca de experiência e a integração), principalmente no que diz respeito à formação continuada dos mesmos. Os resultados da pesquisa podem
contribuir também para o reconhecimento e prática do acompanhamento dos egressos no ISECENSA. Espera-se ao final deste estudo e investigação apresentar não somente o perfil do egresso do Curso de Pedagogia do ISECENSA, mas, acima de tudo, contribuir para avaliação do curso de graduação, assim como, possibilitar via os resultados alcançados apontar a importância para a institucionalização de uma Política de Acompanhamento dos Egressos no ISECENSA.


Palavras Chave: egressos, avaliação institucional, mercado de trabalho do pedagogo

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Como Citar
CUNHA, T. C. O., GRAIN, J. O., GARRETT, J. O. B., SANTOS, M. V., & RIBEIRO, N. P. (2015). O PROCESSO DE INSERÇÃO PROFISSIONAL DOS EGRESSOS DO CURSO DE PEDAGOGIA DO ISECENSA. Humanas Sociais & Aplicadas, 5(14). https://doi.org/10.25242/88765142015858