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Resumo

O cooperativismo agropecuário, a despeito de seu histórico, ainda é pouco conhecido pela sociedade, o que tem sido um entrave para seu desenvolvimento. Nesse sentido, estudos que buscam evidenciá-lo corroboram para o seu desenvolvimento e disseminação. O presente artigo tem por objetivo identificar e analisar a percepção de cooperados em relação ao auxílio do cooperativismo em seus negócios. Para tanto, tomamos como objeto de estudo a “Cooperativa Agropecuária Centro Serrana” (COOPEAVI), cooperativa rural capixaba situada em Santa Maria de Jetibá-ES. A princípio realizamos uma breve revisão de literatura a fim de destacar o histórico do cooperativismo, bem como suas potencialidades. Para a operacionalização do estudo de caso foram realizadas entrevistas com diretores, presidente e associados da referida cooperativa. Em síntese, identificamos que há, entre os cooperados, uma satisfação com os resultados de seus negócios e que essa prática afeta positivamente suas percepções em torno da responsabilidade social e ambiental.

Palavras-chave: Cooperativismo. Produtores Rurais. Negócios.

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Como Citar
Pereira Sobreiro, W., & das Neves Bodart, C. (2016). COOPERATIVISMO AGROPECUÁRIO: A PERCEPÇÃO DE COOPERADOS EM RELAÇÃO AOS SEUS NEGÓCIOS. Humanas Sociais & Aplicadas, 6(15). https://doi.org/10.25242/88766152016970