Main Article Content

Resumo

O presente artigo pretende apresentar a noção de
desenvolvimento sustentável como discurso já de consenso em
nível nacional e internacional. No entanto, tal discurso na medida
em que se alinha com novos paradigmas científicos (paradigma
da complexidade e paradigma ecológico), encontra obstáculo na
dimensão da gestão social. Conforme Dowbor (1999), a área social
(educação, saúde, cultura etc) adquiriu importância apenas nos
últimos anos, sendo preciso reconhecer que, de fato, não há
conhecimento suficientemente acumulado para gerir estas novas
áreas, porque os instrumentos de gestão correspondentes ainda
estão nascendo e os paradigmas de administração herdados têm
profundas bases mecanicistas e industriais. Dessa forma, as
profundas transformações que ocorrem de forma acelerada nos
últimos dez anos, junto com o advento da Internet, nos fazem reforçar
uma formação do administrador em sintonia com as Diretrizes
Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Administração
(2004) e com o paradigma ecológico que se apresenta, neste momento,
como promissor para orientar demandas empresariais por
responsabilidade social, bem como demandas públicas por
desenvolvimento local, exigindo formação de profissionais de
administração comprometidos com tais demandas, a fim de
participar da concretização do desenvolvimento sustentável.

Article Details