EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: MARCAS DE CIDADANIA NO POVOADO DE RIO PRETO

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Gerson Tavares do Carmo
Ana Laura da Silva Gomes Sales
Agraciema Rangel de Souza
Marines dos Santos Barreto

Resumo

Educação de jovens e adultos marcas de cidadania no povoado de Rio Preto. O presente trabalho discute a Educação de Jovens e Adultos em sua concepção ampla de modalidade própria de educação, conforme preconizada na LDBEN nº 9394/96, de forma articulada com questão do direito à educação e ao correspondente aspecto formador para a cidadania, segundo Paulo Freire. A cidadania vista não como algo abstrato, mas como percepção, efetivamente internalizada, da igualdade necessária à dimensão da vida cotidiana é o elemento que se destaca neste artigo, a partir da experiência de alfabetização de moradoras do povoado de Rio Preto, município de Campos dos Goytacazes-RJ, realizada no Centro Comunitário de Educação e Renda de Jovens e Adultos de Rio Preto (IseCencerja). Ao descrever a construção metodológica de um projeto que articula alfabetização e geração e renda entre mulheres de Rio Preto, enfatizam-se as ações coletivas destas mulheres como marcas de cidadania no povoado que habitam.
Palavras-chaves: Cidadania; Educação de Jovens e Adultos; Rio Preto – Campos dos Goytacazes;

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