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Resumo

Este artigo pretende atualizar as discussões a respeito do projeto Desvendando Rio Preto a partir da literatura já produzida pelo ISECENSA sobre o povoado foco deste estudo, bem como a partir de uma reavaliação da proposta de geração de renda fundamentada em atividades de artesanato e culinária. A atualização se justifica tendo por base uma enquete sobre percepção ecológica realizada em maio de 2007, junto a 250 moradores do povoado. O conjunto de informações da enquete culminaram na idealização do projeto Rio Preto Limpo, lançado em maio de 2008 na sede do projeto em Rio Preto, e na revisão nas proposições estratégicas para geração de renda com as moradoras que participam do Curso de Educação de Jovens e Adultos, ligado ao projeto. Discute-se o conceito de Esquema Conceitual Referencial e Operativo (ECRO) como eixo metodológico estruturante e catalizador das diferentes experiências, regulares ou não, desenvolvidas pelo projeto Desvendando Rio Preto desde seu estagio embrionário em setembro de 2004.
Palavras-Chave: Rio Preto, Educação Ambiental, Educação de Jovens e Adultos

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