PEDAGOGIA SOCIAL: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA VIVENCIADA NO PROJETO SIGNIFICARTE, TECENDO SIGNIFICADOS POR MEIO DA ARTE
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Resumo
O presente trabalho de conclusão de curso pretende apresentar a experiência vivenciada na Residência Pedagógica Supervisionada, desenvolvida no Projeto SignificARTE – tecendo significados por meio da arte, que nos possibilitou um processo formativo além o espaço sala de aula, possibilitando uma riqueza de conhecimentos teóricos e práticos na área de Pedagogia Social. Verificamos, nos últimos anos, o aparecimento de espaços educacionais não formais, que abrem para o Pedagogo novas oportunidades de atuação. As atividades educativas intencionais ultrapassam os domínios da escola aparecendo em outras instituições sociais, como: Ong’s, Hospitais, Empresas, Projetos sociais, etc. Trata-se de um novo espaço de atuação para o pedagogo; uma nova demanda que se faz presente; espaço não-escolar em que o profissional da pedagogia com suas teorias e metodologias sem dúvida pode contribuir e intervir em termos formativos no âmbito da diversidade social e cultural, das desigualdades sociais. Apresentamos as diversas concepções da pedagogia social, fazendo um breve percurso histórico até o momento atual. Objetivamos apresentar qual a sua função do pedagogo em um projeto social, contribuindo para que haja a percepção de que as atividades educativas não podem estar restritas ao espaço escolar formal e que o Pedagogo pode atuar na coordenação, supervisão, planejamento e execução de variadas atividades dentro de um projeto social.