PEDAGOGIA SOCIAL: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA VIVENCIADA NO PROJETO SIGNIFICARTE, TECENDO SIGNIFICADOS POR MEIO DA ARTE

Conteúdo do artigo principal

Fernanda dos Santos Carvalho
Paula Gomes de Azeredo
Teresa Claudina de Oliveira Cunha
Vânia Machado Seabra Puglia

Resumo

O presente trabalho de conclusão de curso pretende apresentar a experiência vivenciada na Residência Pedagógica Supervisionada, desenvolvida no Projeto SignificARTE – tecendo significados por meio da arte, que nos possibilitou um processo formativo além o espaço sala de aula, possibilitando uma riqueza de conhecimentos teóricos e práticos na área de Pedagogia Social. Verificamos, nos últimos anos, o aparecimento de espaços educacionais não formais, que abrem para o Pedagogo novas oportunidades de atuação. As atividades educativas intencionais ultrapassam os domínios da escola aparecendo em outras instituições sociais, como: Ong’s, Hospitais, Empresas, Projetos sociais, etc. Trata-se de um novo espaço de atuação para o pedagogo; uma nova demanda que se faz presente; espaço não-escolar em que o profissional da pedagogia com suas teorias e metodologias sem dúvida pode contribuir e intervir em termos formativos no âmbito da diversidade social e cultural, das desigualdades sociais. Apresentamos as diversas concepções da pedagogia social, fazendo um breve percurso histórico até o momento atual. Objetivamos apresentar qual a sua função do pedagogo em um projeto social, contribuindo para que haja a percepção de que as atividades educativas não podem estar restritas ao espaço escolar formal e que o Pedagogo pode atuar na coordenação, supervisão, planejamento e execução de variadas atividades dentro de um projeto social.

Detalhes do artigo