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Resumo

O mercado de petróleo tem se tornado cada vez mais competitivo e as empresas devem buscar mecanismos
para acompanhar esse crescimento, o Balanced Scorecard (BSC) é um desses mecanismos que busca analisar
os dados integrando quatro perspectivas, que são: financeira, do cliente, processos internos e aprendizado e
crescimento. Criado por Kaplan e Norton em 1997 que após algumas experiências de implantação,
perceberam que o BSC era muito mais do que uma medição de desempenho. O principal problema da
empresa analisada é que a mesma não utiliza os dados de forma integrada para analisar o seu processo, a
análise de dados é feita separadamente por contrato de prestação de serviço. O objetivo desse artigo é
analisar a importância da implantação do BSC em um desses contratos de prestação de serviço off shore, a
fim de identificar os pontos de melhoria, vantagens e desvantagens do método. Para isso fez-se um estudo de
caso, com enfoque qualitativo e quantitativo onde foram utilizados alguns indicadores já existentes na
empresa (IAP, IQS, TFCAC, BAD) e foram criados mais alguns (evolução financeira, desvio, IERS) para
incrementar no processo. A estrutura para definição dos indicadores foi baseada na metodologia do Balanced
Scorecard, por permitir a integração e relação de causa e efeito das medidas de desempenho pelos processos
operacionais. A conclusão está baseada na análise da validação da implantação do método na empresa em
questão, para isso foi necessário fazer uma comparação de como era o processo da empresa sem o BSC e
após sua implementação.
Palavras chave: Balanced Scorecard, Petróleo, off shore

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