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Resumo

O presente estudo tem como objetivo investigar as dificuldades da criança em relação a uma conduta de
aprendizagem esperada, em caráter preventivo e terapêutico. O psicopedagogo, através da investigação, irá
identificar as causas dos problemas de aprendizagem, podendo atuar não só no âmbito escolar, mas alcançar
a família e a sociedade.O diagnóstico psicopedagógico permite-nos um trabalho amplo que abrange desde a
intervenção específica e individual, no que se refere aos alunos com transtornos, até a reflexão sobre o
processo de ensino-aprendizagem. Este levantamento poderá confirmar ou não as suspeitas do
psicopedagogo, podendo ser indicado assim um tratamento psicopedagógico ou poderá ainda ser indicado
um psicólogo, um fonoaudiólogo, um neurologista, ou outro profissional a depender do caso.Neste estudo,
foi analisado um menino chamado Marcos de 10 anos, que cursa a 2ª série (3°ano) de escola pública, isento
de comprometimento emocional significativo, sem deficiências sensoriais, com adequadas oportunidades
educacionais, mas apresenta nitidamente, dificuldades cognitivas básicas.Para compreender as suspeitas
apresentadas, foram aplicados vários Testes Psicométricos e os resultados apontam variações nos perfis do
desempenho cognitivo, com resultados que revelam uma tendência ao escore “definitivamente abaixo da
média”, ou seja, “média inferior”.
Palavras-chave: Problemas de aprendizagem, Testes Psicométricos, Investigação Clínica em Psicopedagogia.

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