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Resumo

O enfoque deste estudo é a prática da responsabilidade social em uma Instituição de Ensino Superior - os
Institutos Superiores de Ensino - ISECENSA, situada em Campos dos Goytacazes /RJ. Intitulados “Projetos
SocioAcadêmicos”, os projetos são gerados a partir de um trabalho conjunto dos professores e coordenadores
de curso e, posteriormente, partilhados com todos, principalmente com os alunos. Parte-se de situaçõesproblema
enfrentadas pela comunidade e que recebem atenção especial por parte dessa instituição. Ao iniciar
o período letivo, os alunos são chamados a participar no trabalho voluntário e no exercício da cidadania
fortalecendo as equipes já existentes. Entendemos por Responsabilidade Social Universitária a capacidade
que tem a universidade de difundir e colocar em prática um conjunto de princípios e valores, por meio de
quatro processos essenciais: gestão, docência, pesquisa e extensão, comprometendo-se assim, do ponto de
vista social, com a comunidade universitária e com o próprio país. Trata-se de uma nova política de gestão
nas organizações, minimizando os impactos e os efeitos que são gerados diariamente dentro e fora da
instituição, responsável esta pelas conseqüências sociais induzidas pela mesma operação da organização.
Este novo modelo de gestão baseia-se em fins éticos, justos e sustentáveis de desenvolvimento social e tem o
desejo de promover normas e regulamentações. Esta pesquisa qualitativa - estudo de caso - interpreta os
projetos de Responsabilidade Social praticados no ISECENSA. Utiliza-se como amostra cinco projetos
sócio-acadêmicos desenvolvidos no período de 2006 – 2008, em quatro cursos de graduação: Psicologia,
Pedagogia, Fisioterapia e Administração. O critério de seleção destes projetos, dentre tantos outros
desenvolvidos na instituição, deu-se por serem considerados projetos de responsabilidade social na medida
em que não estão vinculados à exigência curricular. É possível concluir que o afastamento do primeiro setor
(organizações estatais) frente à responsabilidade social contribui para o avanço das ações do terceiro setor e
as práticas de responsabilidade social tornam-se uma constante nas instituições, especialmente as privadas.
Por conhecerem de perto a comunidade e seus projetos as universidades podem dar respostas mais concretas
aos problemas, respeitando as peculiaridades éticas e culturais de cada região. O ISECENSA tem
reconhecidas suas práticas de responsabilidade social interna e externamente por meio de sua gestão
responsável e de seus projetos socioacadêmicos que desenvolvem nos alunos e na comunidade a autonomia,
o exercício da cidadania, a qualidade de vida promovendo a geração de renda e uma relação de reciprocidade
e enriquecimento mútuos entre seus alunos e a comunidade.
Palavras-Chave: Responsabilidade social. Projetos Socioacadêmicos. Universidade

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