A LUDICIDADE NO ENSINO DA MATEMÁTICA NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

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Daniele dos Santos Pereira
Rosana Barcelos Barros Falcão
Teresa Cristina Rangel de Souza Rodrigues

Resumo

O presente trabalho procurou mostrar como os professores trabalham o lúdico nas séries iniciais do Ensino
Fundamental, pois atualmente a ludicidade tem ocupado seu espaço em nossas propostas escolares, visto que
essa é uma necessidade para que a aula se torne mais agradável. A pesquisa buscou analisar também de que
forma o lúdico ajuda no desenvolvimento do educando. Segundo o filósofo norte-americano John Dewey
(1859-1952), o jogo é o elemento desencadeador, diferente das referências abstratas, distintas, pelas quais as
crianças não se motivam. As experiências vividas em sala de aula servem como aprendizado para todos os
envolvidos, professor e aluno, pois possibilita a relação a partir do corpo, estimulando a construção do
conhecimento da Matemática. Através das pesquisas investigamos de que forma os professores de
Matemática das Séries Iniciais utilizam os jogos em sala de aula. O professor deve assumir a posição de
observador, juiz, organizador, sendo assim o elemento mediador entre os alunos e os conhecimentos, via
ação do jogo, a fim de não destruir a ação lúdica inerente ao jogo. O referente trabalho nos solicitou usar
como metodologia a pesquisa bibliográfica e de campo. Aplicamos um questionário com perguntas abertas e
fechadas e o resultado mostrou que todos os professores de Matemática das Séries Iniciais do Ensino
Fundamental entrevistados, tanto da rede pública como da privada, utilizam jogos em suas aulas e
concordam que a ludicidade contribui para melhor socialização dos educandos.
Palavras-chave: Ludicidade, jogos, aprendizagem.

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