Main Article Content

Resumo

Este estudo foi realizado num consórcio formado por três grandes empresas que prestam serviços na área de
óleo e gás para executar obras na ampliação da REPAR - Refinaria Getulio Vargas-PR. O trabalho aborda a
relação entre o meio empresarial e o mercado de óleo e gás, que exige a formulação de estratégias
competitivas baseadas nos ambientes externos e internos, para através dessas análises identificar os pontos
fortes e fracos dos consórcios de empresas do ramo de óleo e gás e como esses fatores podem influenciar no
alcance de suas metas, tendo em vista que o mercado de óleo e gás, este cada vez mais competitivo. O
presente trabalho também apresenta como o consórcio de empresas em questão formula suas estratégias no
alcance de mercados já conquistados e em mercados em potencial. Por fim, o trabalho tem como objetivo
principal de investigar e analisar como os consórcios de empresas do ramo de óleo e gás desenvolvem suas
estratégias para alcançar vantagem competitiva frente a este mercado, altamente especializado e em
expansão.
Palavras-chave: vantagem competitiva; Consórcio de empresas; empresas de petróleo e g

Article Details